3 de mai. de 2008

O NERD VIU: Homem de Ferro!!!


Bem, passada as emoções iniciais de ter assistido (já 3 vezes) o melhor filme de super-herói já feito, venho aqui postar meus comentários.

Homem de Ferro não é um herói tão popular entre os civis (os não nerds) quanto Homem-Aranha, Batman ou Superman. Por este motivo, a Marvel tinha que fazer um filme em que a origem e as motivações do herói fossem construídas da melhor maneira possível. E não deu outra, a construção de todos os personagens foi impecável, tanto para os nerds quanto para os civis.

Tony Stark é mostrado como um zilhonário mulherengo e solitário que só se preocupa consigo mesmo. Porém em uma bela manhã de sol, enquanto apresenta seu mais novo armamento de destruição em massa, ele é seqüestrado por um grupo rebelde local (que mais tarde descobrimos ser Os 10 Anéis, quem já leu algo do Ferroso sabe quem eles são). Durante o sequestro, Stark fica gravemente ferido e é salvo por um dispositivo implantado em seu peito pelos rebeldes. Eles então obrigam Stark a construir seu novo míssil para eles, mas Stark usa os materiais fornecidos para construir uma armadura que possibilitaria sua fuga.

Ao voltar para os EUA, Stark muda sua mentalidade após ver que grupos como aquele que o seqüestrou usam as armas produzidas por sua empresa para destruir cidades e tirar a vida de pessoas inocentes. Stark decide então fechar o setor de armamentos da Stark Industries. Porém o conselho da empresa não acata a idéia e decide afastar Stark do comando da empresa. Ele então vai a luta por seus ideais por seus próprios meios. Ele melhora a armadura criada no cativeiro e se transforma no Invencível Homem de Ferro e parte em busca dos grupos que utilizam suas armas para o terror e a destruição visando exterminá-los e destruir seus armamentos. Mas surpresas acontecem quando o principal membro do conselho da Stark Industries começa a lidar diretamente com grupos rebeldes e se opõe completamente a Tony Stark.

Outros personagens também são desenvolvidos muito bem, como a relação de Stark com Pepper Potts, sua secretária, a amizade pessoal/profissional de Stark com Jim Rhodes, a briga pelo poder entre Stark e Obadiah Stane (que se revela o "Monge de Ferro") e principalmente a forma como o mordomo Jarvis nos é apresentado, na forma de uma IA!

Além das relações entre os personagens, eu destacaria uma que foi feita com maestria e cautela pelo diretor Jon Favreau: a relação de Tony Stark com a bebida. Nós que lemos a HQ entendemos de primeira todas as horas em que Tony pega um copo de whisky para tomar, mas mesmo os civis conseguiram perceber o problema do herói. O alcoolismo de Stark foi mostrado de uma maneira com que os civis conseguissem entender o problema e não só pensar "é só um ricasso gastando dinheiro em whiskys carésimos".

Outra coisa que me chamou a atenção foram as doses certas de ação, romance e comédia no filme. Nada é demais. Nada fica em excesso. Cenas como a dos testes da nova armadura por Stark são pura comédia, mas nem um pouco forçada. Chega ao ponto de que em um dos momentos mais tensos e críticos do filme o público aceitar muito bem uma brincadeira (na cena em que o Stark tem seu disco peitoral roubado e precisa pegar outro e é ajudado pelo robô). São cenas como essa que mostram a qualidade de um roteiro.

Tenho que dar destaque também, seguindo essa linha de qualidade de roteiro, às piadas feitas para os fãs. Pela primeira vez em um filme de super-herói, todas as piadas foram entendidas por todos os civis e foram mais entendidas ainda pelos fãs do Latinha. Impressionante. Piadas como a do Rhodes olhando para a armadura "reserva" após ver o Stark saindo com a original, para acabar com a raça do Stane, e dizendo "você fica pra próxima" foi uma tirada sensacional! Nós que lemos as HQs entendemos muito bem, mas os civis também entenderam pois que militar não gostaria de entrar num trage FODÁSTIKO daquele? Hehehe.

Não quero me prolongar muito, mas preciso comentar também sobre duas coisas. A primeira é a aparição de Stan Lee nesse filme. O cara me aparece vestido de Hugh Hefner, o dono da playboy! Muito bom! Eu ri demais com aquilo. A segunda coisa é o desenvolvimento da S.H.I.E.L.D. durante todo o filme. Quando o agente lá fala "chame-nos só de S.H.I.E.L.D." para a Pepper, foi muito, desculpem a palavra, foda! Sem palavras.

A parte visual dispensa comentários. Simplesmente MAGNÍFICA! O diretor dispensou alguns efeitos especiais focando mais nos ditos efeitos visuais. Os caras realmente construiram uma armadura sobre medida para ser usada por Robert Downey Jr. ao interpretar Stark. O CG só é usado nas cenas em que seria praticamente impossível fazer com atores/dublês reais, como as cenas de vôo e etc. Por sinal, fazendo um crossover básico, o vôo do Homem de Ferro ficou muito melhor que o de qualquer filme do Superman, hehehe.

Um último destaque vai para a cena depois dos créditos. SE VOCÊ AINDA NÃO VIU O FILME, PULE PARA O PRÓXIMO PARÁGRAFO! A aparição de Samuel L. Jackson como Nick Fury foi impagável! Muito boa! Muito boa mesmo! E a fala dele... promete que coisa boa pode vir por aí.

Um filme sensacional e imperdível. Já assisti 3 vezes no cinema e não vejo a hora de pegar o DVD para assistir novamente! Meus parabéns a Marvel Studios que agora está produzindo diretamente seus filmes. Foi um ótimo começo para essa nova era dos filmes de super-herói. Coisa muito boa pode vir por aí. O próximo da Marvel Studios é O Incrível Hulk. Se este for metade do filme do Homem de Ferro já será um sucesso.

Nota Final: 10,0!!!!

Até a próxima, caros leitores...
Não deixem de assistir Homem de Ferro!!

Nenhum comentário: