16 de abr. de 2008

Papo Nerdy: Um pouco do oriente...

LAMBDA LAMBDA LAMBDA!!!

Olá caros leitores do NERDY Power! Gostei de ver que duas pessoas comentaram o meu último post. Espero que saibam que é muito importante que vocês comentem. Não adianta só eu ir lá nas estatísticas e ver que umas 20 pessoas entraram no blog hoje se elas não participam também.

Pensando nessa participação, resolvi atender os pedidos de alguns amigos e leitores que reclamavam da falta de posts sobre animes e mangás. Realmente, eu leio uma boa quantidade de mangás e nunca fiz um post sobre eles. Pois bem... vamos tentar mudar essa situação agora.

A seguir, colocarei todos os mangás que leio, mas que sejam comprados em banca, scans não entra na lista. Espero que possa ajudar quem está a procura de algo para ler ou simplesmente quem busca outras opiniões.

One Piece



Não poderia começar de maneira diferente. Leio esse mangá desde que ele saiu aqui no Brasil pela editora Conrad em 2002. É com certeza um dos meus favoritos.
O mangá conta a história de Ruffy, um garoto que sonha em se tornar o maior de todos os piratas. Ruffy comeu o mítico Fruto do Diabo e ganhou a habilidade de esticar o corpo como se fosse borracha, mas isso lhe custou a habilidade de saber nadar. Ruffy então sai em busca de uma tribulação para ajudá-lo em seu sonho. É assim que ele encontra Roronoa Zoro, que quer se tornar o maior espadachim do mundo; Nami, ladra especializada em piratas; Usopp, atirador que quer se tornar um valente guerreiro do mar como seu pai; Sanji, grande cozinheiro e habilidoso com chutes; Chopper, uma rena que também comeu do Fruto do Diabo e agora pode agir e falar como gente, ótimo médico; Nico Robin, arqueóloga habilidosa, quer encontrar todos os segredos do mundo.
Essa é a equipe atual, baseando-se nas publicações do Brasil, do Bando do Chapéu de Palha, com são conhecidos. Juntos eles tem que encarar os mais diversos e perigosos desafios que a Grande Rota, o caminho para se chegar ao maior tesouro de todos os tempos, o One Piece, reserva para eles.
Um mangá de aventura com uma boa dose de comédia. Os desenhos de Eiichiro Oda, o autor do mangá, nos trazem a um mundo novo onde começa uma nova Era dos Piratas, todos em busca do One Piece! Atualmente o mangá está com sua publicação paralisada aqui no Brasil, mas retornará em Maio ainda pela editora Conrad.

Death Note



Tá aí um outro mangá que eu coleciono e que gosto muito, Death Note. Nesse a história é um pouco mais séria e há muito mais texto para ser lido.
Light é um garoto perfeito. Tira boas notas na escola, é o favorito da mulherada e está para entrar em uma renomada universidade. Certo dia, ele encontra um caderno onde estava escrito "A pessoa cujo nome for escrito neste caderno morrerá". Light decide então testá-lo e comprova sua veracidade. A partir desse momento ele decide punir todos os criminosos do mundo visando a criação de um novo mundo sem maldade. Para desvendar a onda de assassinatos de criminosos é chamado o maior detetive do mundo, conhecido apenas como "L". Ele com a ajuda da policia do Japão declara guerra a Kira (denominação dada a Light pelas pessoas e pela imprensa). Começa então uma perseguição entre duas mentes brilhantes, Light e "L".
É com a partir dessa história que Death Note se desenrola. Um mangá com uma história e diálogos muito bem elaborados, reviravoltas emocionantes e muito suspense. Leitura indispensável para quem gosta do gênero. Atualmente publicado no Brasil pela editora JBC no volume 10 de 12.

Hunter X Hunter



Seguindo as recomendações de um amigo meu, viciado nesse mangá, resolvi aproveitar o lançamento do mangá pela editora JBC para começar a acompanhar. Não botava muita fé no começo, mas o mangá me surpreendeu MUITO! É com certeza um dos mais divertidos que eu já vi! As histórias são muito bem boladas e os personagens muito carismáticos.
No mangá, Gon é um menino que sempre viveu muito conectado com a natureza. Ao descobrir que seu desaparecido pai era um Hunter, decide seguir a mesma profissão do pai para tentar reencontrá-lo. Para isso ele precisa passar pelo incrivelmente difícil e perigoso exame de aprovação. Com essa história simples, somos apresentados a personagens como Kurapaika, que quer se tornar Hunter para poder destruir os que dizimaram seu povo, Leorio, que diz querer se tornar Hunter para ganhar muito dinheiro, mas na verdade seu sonho é ser um grande médico, Killua, que quer se tornar Hunter por puro capricho, só para mostrar que pode. Também temos o sinistro vilão Hisoka, que dizima o terror pelo exame matando os candidatos com suas cartas assassinas.
Com certeza um dos melhores mangás em publicação no Brasil. Seu único fraco é a arte. Digamos que Yoshiro Togashi, autor do mangá, é um pouco preguiçoso. Rs.

Gantz



Esse é aquele tipo de mangá louco. A história é muito maluca e demora para o leitor entender realmente o que está acontecendo. Muito sangue, violência e erotismo. Mas por incrível que pareça, prende a atenção do leitor, querendo uma explicação pra toda aquela leitura.
Dois jovens amigos de infância se reencontram num dia fatídico, o dia de suas mortes. Por incrível que pareça, mesmo depois de terem sido atropelados por um trem, eles não morreram. Foram transportados para um apartamento onde receberam ordens para matar um alienígena portando vestimentas e armamentos bem estranhos. Ao perceberem que ninguém conseguia vê-los, as coisas começam a parecer muito estranhas. Eles estavam participando de um jogo. Mas quais seriam realmente as regras do jogo? Como eles terminariam? O que eles ganhariam se terminassem? Qual o objetivo de todo aquele extermínio de alienígenas? Como escolhem as pessoas que participam do jogo? Porque todas foram transportadas para o apartamento logo após de teoricamente morrerem? Quem coordena tudo aquilo? Esses são exemplos de perguntas geradas pelo mangá e o motivo de sua leitura. Os leitores ficam interessados em saber o que é toda aquela loucura. Mesmo parecendo meio bizarro, é bem divertido. Atualmente publicado pela editora Panini no Brasil, volume 9.

Monster



O menino Johan foi salvo pelo Dr. Tenma da morte certa após tomar um tiro na cabeça durante o assassinato de seus pais. Em um dia, vários médicos do hospital foram assassinados e Johan tinha desaparecido. O menino cresceu e reapareceu para Dr. Tenma revelando-se o assassino de seus pais e dos médicos. Após ver a burrada que tinha feito ao salvar a vida do menino e enquanto é perseguido pela polícia como principal suspeito pela morte dos médicos (afinal ele foi o mais privilegiado por aquilo tudo), Dr. Tenma vai atrás de Johan para reverter o que fez, matando-o. Um mangá com MUITO mistério e uma história muito bem bolada. Naoki Urasawa, o autor do mangá, é um dos melhores mangakás da atualidade tendo ganho vários prêmios. Atualmente publicado em uma periodicidade louca pela editora Conrad, volume 10 de 16.

Galism



É um mangá feito para meninas, um Shoujo, como os japoneses chamam, mas é muito legal. Tudo bem que a história é bem louca, mas o mangá é divertido.
Os pais das três irmãs Ugajin sairam em uma viajem de aventuras. As meninas acharam que seria o melhor período de suas vidas, afinal, estariam totalmente livres. Porém, os pais deixaram as meninas com uma dívida de 50 milhões de ienes que deveria ser paga com a ajuda delas ao filho do dono da escola como defensoras da justiça. Porém a irmã mais nova acaba se apaixonando por um dos supostos delinqüentes gerando então diversas confusões. Uma história bem basiquinha com um desenho meia-boca, mas bem legal. Totalmente aconselhável para todas as meninas e até para meninos. Lançado recentemente pela editora Panini, ainda está no volume 1 de 6.

Seton



Outro novo mangá trazido pela editora Panini. Nesse primeiro volume, são contadas as histórias de Seton, um naturalista americano que vai atrás de um mítico lobo que vem aterrorizando as fazendas da região de Currapaw. A arte é diferente da maioria dos mangás, tem um traço mais ocidentalizado, mas que combina muito bem com a história. A edição feita pela Panini é um luxo a parte; acabamento brocura, formato livro e papel de qualidade. Uma leitura um pouco mais madura mas muito agradável.

Essas são os mangás em andamento que eu acompanho, mas também possuo mangás que já se esgotaram ou que eu deixei de acompanhar. Como são muitos, vou apenas listá-los. Quem sabe se tornem um post futuro.

  • Marusaku
  • Sandland
  • Dragonball Edição Definitiva
  • Evangelion
  • Samurai X
  • Blade
  • Cowa
  • Bleach
  • Full Metal Panic
  • Full Metal Alchemist
  • Lobo Solitário
  • Samurai Executor
  • Delivery Service of Corpse
  • Warcraft
  • Nausicaa
  • Kajika
Pois bem... esses são os mangás que eu acompanho e possuo. Espero que esse post tenha atendido as expectativas de quem o pediu. Quem sabe eu não passo a escrever mais sobre esse mercado em estrondoso crescimento.

Até mais ver, tenho que assistir o novo episódio de Beauty and the Geek que acabei de baixar.
Que a força esteja com vocês!

4 comentários:

Pedro disse...

Sobre o post passado, o meu deu "Dorky Non-Nerd".

Diogão, se alguma menina ver isso, vai ficar com medo de vc!! ahahaha

Anônimo disse...

poxa! eu já comentei várias vezes >_< deve ter dado algum erro, sei lá
enfim.
O mundo do mangá tá muito parado na minha opinião, sério.. ok, eu sou uma viciada em shoujo por isso falo isso XD mas se vc for parar pra ver, só tem galism de shoujo! (contando q parakiss tá no final)
E VC TEM QUE LER PARAKISSSSSSSSSS
oooutra, vc chegou a comprar delivery service of corpse? fiquei muito curiosa quando vi na banca eis que quando abro, bem.. preferi guardar meu dinheirinho. =P
blade era tãao legal.. :~~
enfim, não concordo muito com esse lance de estrondoso crescimento pq cada dia q passa eu compro menos e menos mangá =(
bjs jake

Diogo Prado - MBB Anikenkai disse...

Seguinte, Darth Vader, se a menina me conhecer não irá ter esse medo, hehehe (ou então terá mais ainda)...

Clara, tem bastante Shoujo na banca, só que tudo é uma bosta. Já viu aquele Code Cain? Lixo radioativo.
E eu comprei sim, Delivery Service of Corpse. Foi o meu dinheiro mais mal investido esse ano. Como é ruim! A história é um lixo e a arte pior ainda! Comprei mais pela capa que é gostosa de ficar mexendo, hehehe.

Anônimo disse...

Achei a lista interessante, nem esperava ver Galism com destaque. Mas senti falta de Sanctuary, pra mim, o melhor manga em publicação no Brasil, tente dar uma conferida