23 de mai. de 2008

O Nerd Viu: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal


LAMBDA LAMBDA LAMBDA!!!!

Olá fieis leitores do NERDY Power! Ontem tive a FELICIDADE de ver Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Já quero deixar claro logo aqui no começo do post que o filme é sensacional! Um dos melhores do ano. Só perde para Homem de Ferro, hehehe. No mais, vamos a crítica. AVISO!!! Algumas passagens citadas na crítica abaixo serão inéditas para quem ainda não viu o filme, por isso, leiam por sua própria conta e risco.

O filme já começa naquela ambientação clássica dos outros três filmes. Indie foi sequestrado por comunistas e forçado a ajudar no sequestro de um conteiner da ÁREA 51!! Logo nesse início, o filme já nos faz ligar o fator nostalgia quando um carro esbarra numa das milhares de caixas do depósito mais secreto dos EUA, ela se quebra revelando A ARCA PERDIDA! Naquele momento eu já acreditava que o filme seria um prato cheio para os fãs. As coisas já começam a esquentar logo nessa ambientação com Mac, parceiro de guerra de Indie, vira a casaca e passa para o lado dos comunistas! Esse caso dá sequencia a acusação de que Indie, um herói dos EUA, seja acusado de ser comunista, mostrando bem o que acontecia naquela época em que os EUA vivia um período de tensão anti-comunista.

Indiana Jones é proibido de lecionar na universidade por causa de suas acusações e quando decide sair de lá, é surpreendido por um rapaz que diz conhecer seu velho amigo arqueólogo Oxley. Esse rapaz é Mutt Williams, filho de Marion Ravenwood, aquela mulher que Indie abandona uma hora antes de se casar no primeiro filme. Mutt diz que Oxley corre perigo pois descobriu a localização de uma caveira de cristal que faz parte da mitologia de El Dorado, a cidade de ouro, e está sendo perseguido pelos comunistas (sim, os mesmos do começo do filme).

Por sinal, vale a pena falar dos vilões desse filme, mais especificamente da vilã, Irina Spalko. A braço direito de Stalin que possui uma sensibilidade psíquica sobre-natural. Irina é aficcionada por conhecimento. E é isto que ela busca ao ir atrás da Caveira de Cristal que é a chave para todo o conhecimento do universo!

Voltando a história, Indie decide então ajudar o moleque a encontrar Oxley. A trama então continua com muita ação, aventura e cenas totalmente viajadas e impossíveis de serem realizadas por seres humanos comuns, mas que são moleza para Indiana Jones! A narrativa do filme, os jogos de câmera são idênticos aos dos outros três. Anos 80 total! Os enigmas e mistérios, seguidos das deduções impecáveis de Indie, também estão presentes. Perseguições de carro, chicotadas, Indie e seu medo de cobras, etc... tudo está presente! Uma maravilhosa revitalização de franquia.

E o final então... rapaz... o que é aquilo!? ETs, cara! El Dorado não era nada mais que um santuário para os ALIENS que vieram na antiguidade para a Terra trazendo conhecimento para os Maias da região e por isso foram cultuados como deuses. E lá repousavam devido a ausência de uma das caveiras desses aliens que havia sido perdida e finalmente, graças a Indie, retornada para seu local de origem. A cena final da nave saindo do chão é sensacional! Os efeitos visuais estão de primeira linha! Muito bons mesmo!

Também tenho que falar das cenas que eu mais gostei. Cara, o que foi aquela perseguição de moto? Sensacional! Muito doido eles entrando de moto na universidade e o CDF lá fazer uma pergunta pro Indie e ele responde como se estivesse em sala de aula! Muito foda! E a cena da explosão da bomba atômica? O CARA SE ESCONDE NUMA GELADEIRA PRA SOBREVIVER À EXPLOSÃO!!! GENIAL! E a cena do Mutt dando uma de George O Rei da Floresta se balançando pelos cipós e tendo ajuda dos macaquinhos... SENSACIONAL! A perseguição de carros na floresta eu nem falo nada... PERFEITA!

É um filmão! Tanto para fãs como para marinheiros de primeira viagem. Eu poderia ficar muito mais tempo aqui falando pra vocês dos mais variados detalhes e reviravoltas do filme mas digo: VÃO AO CINEMA! NÃO PERCAM TEMPO! ASSISTAM LOGO INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL! Se vocês querem comparações: para mim, esse filme só não é melhor que Os Caçadores da Arca Perdida.

Tan taram tan, tam taram, tam taram tam, tam taram tam tam, tam tamram tam, tam taram, tam tararam tararam tararam!!!!!

NOTA FINAL: 9,0 !!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

O filme é bom demais! mas não gostei da Cate Blanchet como vilã não... e nem da parte dos macacos! aquilo eu não perdôo!

Anônimo disse...

Cara... Viajaram demais! E olha que indi é viajado! Ficou muito forçado. O filme é bem legal sim ^^ Mas vc se deixou levar de empolgação e deveria baixar a nota. =P dá 8,0 que é o que merece ^^